Artista plástico de Tatuí cria bonecos para turnê de Carnaval do grupo Manuí

Artista plástico de Tatuí cria bonecos para turnê de Carnaval do grupo Manuí

Publicidade

Obras de Jaime Pinheiro são atrações do “Encantoria na Folia” na região de Sorocaba

Diléa Silva

Alguns dos bonecos criados pelo artista plástico e cenógrafo tatuiano, Jaime Pinheiro, fazem parte das atrações da turnê de Carnaval do grupo Manuí, pelo projeto “Encantoria na Folia” da região de Sorocaba.

O grupo já se apresentou em São Pedro (no sábado, 18); no Sesc Mogi das Cruzes e no Sesc Taubaté (no domingo, 19); no Sesc Jundiaí e Sesc Guarulhos, nesta segunda-feira, 20; e, chega ao Sesc Sorocaba nesta terça-feira, 21.

“Em um passeio por ritmos de Carnaval de todo o Brasil, o espetáculo contempla frevos, marchinhas, ijexás, cirandas, cocos e sambas de roda com canções autorais inspiradas nesse universo cultural e interpretações da obra de grandes compositores e mestres de culturas tradicionais do Brasil”, destaca o grupo.

Publicidade

O espetáculo conta com vozes, metais, cordas, percussões, sanfona e bateria. “E para a festa ficar ainda mais animada, um grupo de brincantes convida o público a participar de brincadeiras e danças em uma folia encantada”, ressalta o projeto.

A brincadeira contempla ainda diversos bonecos que representam personagens simbólicos da cultura popular brasileira e, neste setor, entram as criações do artista plástico tatuiano. Um dos principais bonecos é uma homenagem ao cantor Milton Nascimento, criado neste ano para o projeto.

Conforme Pinheiro, o grupo ainda conta com outros personagens feitos por ele como a boneca Lia de Itamaracá, o Saci, a Bruxa, o Burrinho, o Boitatá, entre outros, todos confeccionados com uma técnica especial do artista, usando como materiais principais, o papelão e a cola.