1º Festival Latino-Americano lota Conservatório de bandas
Encontros, concertos, oficinas e rodas vão até 5 de novembro
Da redação
De 1 a 5 de novembro, o Conservatório de Tatuí promove a primeira edição do Festival Latino-Americano de Bandas. A programação inclui série de ensaios, palestras, oficinas e concertos que visam “enriquecer o repertório musical dos participantes e proporcionar experiências de compartilhamento artístico”.
As inscrições para acompanhar as palestras e oficinas terminaram no dia 15 de outubro. Já para os concertos, que serão realizados diariamente, o público deve retirar os ingressos pela plataforma INTI ou na bilheteria do Teatro “Procópio Ferreira”, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. O endereço é a rua São Bento, 415, no centro.
Entre as atrações, destaca-se o intercâmbio entre as bandas convidadas, tanto nacionais quanto internacionais, e os grupos do Conservatório de Tatuí, formados por estudantes sob orientação dos docentes da instituição. Com foco em repertórios latino-americanos, as bandas irão fazer uma residência de três dias em conjunto.
A Orkestra Rumpilezz, de Salvador, se juntará à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; a Banda Sinfônica de Villamaría, da Colômbia, se unirá à Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório; a Orquestra Pernambucana de Frevo ensaiará em conjunto com a Banda Jovem do Conservatório; e, também, o professor convidado, Joel Barbosa, entra na programação em conjunto com a Banda Infanto-Juvenil do Conservatório.
Paralelamente aos ensaios, acontecerão as palestras e oficinas que, além de proporcionar um contexto educacional e cultural para os participantes, “promovem uma compreensão mais profunda a respeito da música latino-americana”.
No dia 2 de novembro, às 10h, o músico Joel Barbosa falará sobre práticas interpretativas. No horário do almoço, duas oficinas serão oferecidas, uma ministrada por Bruno Soares, primeiro trompete da banda do Hermeto Pascoal, abordando os cuidados básicos e manutenção de instrumentos de metal; e a outra, conduzida por Érick Ariga, fagotista que foi chefe de naipe da Banda Sinfônica de São Paulo, enfocando nos instrumentos de madeira.
No mesmo período, Felipe Senna, compositor, maestro e pianista, oferecerá oficina sobre fundamentos do discurso musical na escrita criativa. A programação ainda trará a palestra de Nora Sarmoria, compositora, arranjadora, pianista e instrumentista argentina, sobre a música da América do Sul.
Na manhã do terceiro dia, Carlos Jaime Gallego Sepúlveda falará sobre a música no programa de educação da Colômbia. Na sequência, a boliviana Camila Barrientos, primeiro clarinete da Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, abordará o tema do clarinete latino-americano.
Além dessas, a Orquestra Pernambucana de Frevo e a Orkestra Rumpillez farão oficinas sobre as respectivas músicas, de Pernambuco e da Bahia.
O festival está aberto a educadores, professores, regentes, arranjadores e instrumentistas que não fazem parte do Conservatório de Tatuí. O público geral, que tiver interesse em música, poderá assistir aos cinco concertos da programação.
“Este evento não apenas celebra a diversidade e a riqueza das tradições musicais latino-americanas, como também proporciona um espaço para a troca de conhecimento, experiência e paixão pela música entre músicos de diferentes origens e gerações, com a América Latina em comum. É uma oportunidade para aprender, difundir e inspirar alunos a ampliar e conhecer novos caminhos na música”, afirma o coordenador artístico-pedagógico do festival, Felipe Senna.
Concertos
Para o público geral, os concertos do 1º Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí serão “o ponto alto”. A programação reúne músicos e bandas nacionais e internacionais.
De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, “cada concerto é uma oportunidade de apreciar a diversidade musical da América Latina, desde as melodias vibrantes do frevo pernambucano até os ritmos cativantes da música baiana e as influências latinas”.
A abertura ficará a cargo da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Felipe Senna, com composições autorais do artista e arranjos de obras de compositores brasileiros.
O segundo concerto, protagonizado pela Banda Sinfônica de Villamaría, sob a regência de Guillermo Restrepo, “mergulhará nas sonoridades latinas”.
Na terceira noite, a Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo se unirá a Nilsinho Amarante, diretor do grupo, para uma celebração do frevo pernambucano.
A Orkestra Rumpilezz encerrará o penúltimo dia com uma apresentação que “reflete a rica música baiana e suas influências”. Por fim, o concerto de encerramento reunirá todas as bandas do Conservatório de Tatuí. Os músicos farão apresentação junto aos grupos convidados.
O festival é realizado em parceria com a Visa.