Theresinha exibe 2ª etapa de ‘experiência’ durante a pandemia


  • Da redação

Theresinha de Oliveira Pinto, escritora, artista plástica, pedagoga e professora aposentada, dá sequência à “experiência” que sugerira para “ocupar o tempo livre e a mente” durante o período de isolamento social.

Em quarentena, a artista de 88 anos segue trabalhando no projeto “Covid-19 Versus Lazer”, no qual deu início a um microjardim e, desta vez, o utiliza para dar dicas gramaticais e artísticas para desenvolver a criatividade das crianças com auxílio dos familiares.

Para Theresinha, “aprender brincando é unir o útil ao agradável”. A intenção é usar o microjardim para estudos relacionando-se com um brinquedo vivo. “É claro que, com cuidado e muito amor”, frisa.

Ela informa que a roseira e o pé de antúrio que começaram a ser cultivados na primeira etapa da experiência “estão lindos”. Theresinha admite ter sido presenteada com duas rosas vermelhas e o antúrio com uma flor.

“Com água, terra, adubo e muito carinho, as flores estão alojadas em uma mesa, onde o sol bate, pelo menos, três hora por dia, parecendo me cumprimentar e sorrir, felizes”, garante a artista.

A professora aposentada destaca a família gramatical das flores como substantivo, dando nome às pessoas, às coisas e aos lugares. “Observe à sua volta: tudo o que existe tem um nome”, indica.

Os substantivos podem ser do gênero masculino ou feminino quando se referem a objetos, podendo ser apresentados no singular ou plural. “Na minha horta, tenho plantas e legumes, como cebola, rosa e beterraba. Porém, cultivo mais de uma, tornando-se, cebolas, rosas e beterrabas”, informa Theresinha.

Conforme ela, os substantivos podem ser apresentados no aumentativo ou no diminutivo. “Uma cebola grande pode ser cebolona ou cebolão e a pequena, cebolinha. No caso de seres, cachorro, passa a ser cachorrinho e cachorrão. A classe dos substantivos é enorme”, garante.

Ela afirma ser possível, nos livros de histórias infantis, pesquisar todas as classificações de substantivos, como: comum, próprio, masculino, feminino, singular, plural, aumentativo, diminutivo.

“Será que deu para compreender? Não se preocupe! Estamos apenas brincando. Quando as crianças voltarem para a escola – que devem estar com saudade -, irão estudar e esclarecer todas as dúvidas”, complementa.

De acordo com a pedagoga, passatempos, como desenhos e cartazes bastante coloridos, ou criar histórias, cujos personagens são as flores e plantas do microjardim, auxiliam na criatividade da criança. “Na parte da educação artística, é possível se esbaldar”, completa.

A sugestão da professora é de se usar uma porção de cebolas como se fossem bonecas de mãos dadas brincando de roda. Segundo ela, as crianças podem desenhar e pintar cebolas com rostos em um terreiro rodeado de árvores, com uma casinha no fundo. “Basta pôr a cabeça para pensar, imaginar e criar”, reforça.

Conforme Theresinha, o microjardim ainda tem muita utilidade, além de embelezar as casas e ser composto por alimentos que fazem bem à saúde. Segundo a artista, os desenhos, pinturas e cartazes podem ser feitos pelas crianças para homenagear os pais, amigos e professores.

Theresinha informa estar produzindo a terceira etapa da experiência para que, em breve, as crianças possam criar vários quadrinhos. Enquanto isso, ela reforça a importância dos cuidados para prevenção ao novo coronavírus.

“Lave as mãos todos os instantes, usem álcool em gel e não se esqueçam da máscara. Fique em casa e aproveite o tempo livre, praticando as atividades para aprender e ter novidades à professora no retorno às aulas”, conclui Theresinha.

Cultura

Mais Notícias

setembro 19, 2020
Dançarinos tatuianos participam de 1º disputa mundial de forró online
em Cultura

‘Troféu Forró Para o Mundo’ será transmitido na net; público poderá votar

setembro 19, 2020
Vídeo apresentado por Marcelo Tas tem Tatuí como personagem central
em Cultura

Com apoio do Grupo CCR, conteúdo é veiculado em plataformas digitais

setembro 12, 2020
Histórico piano alemão é o primeiro item doado ao MIS
em Cultura

Instrumento de mais de cem anos já pertenceu ao maestro Antônio Carlos Neves Campos

setembro 09, 2020
Prefeitura cancela 8ª edição da Feira do Doce e anuncia sete dias em 2021
em Cultura

Principal evento local ocorrerá em finais de semana de julho no próximo ano

setembro 09, 2020
Candidata tatuiana solicita apoio da população ao ‘Miss Brasil Plus Size’
em Cultura

Grasiane Santos depende de ‘curtidas’ nas redes sociais para se classificar

agosto 22, 2020
Conservatório fará ‘intensivão’ com aula sobre viola caipira
em Cultura

O Conservatório de Tatuí participa, na próxima terça-feira, 25, do “Intensivão #Cultura Em Casa”.

agosto 22, 2020
Pela internet, MHPS realiza últimos dias da 78ª Semana Paulo Setúbal
em Cultura

Prefeitura preparou cronograma de quase um mês de atrações online

agosto 22, 2020
Antigomobilismo e ‘Lar’ agradecem doadores de live do Tatuí Classic Car
em Cultura

Instituição social permanece recebendo contribuições ao longo do ano

agosto 22, 2020
Tatuiana se prepara a disputa do ‘Miss Brasil Plus Size 2020’
em Cultura

Grasiane Santos participa de concurso nacional pela internet

agosto 19, 2020
‘Live’ em celebração ao aniversário de Tatuí atinge 230 mil visualizações
em Cultura

Show de Rick e Renner no CDMCC foi transmitido no YouTube e Facebook

agosto 15, 2020
MHPS produz medalhas em festejo ao centenário de edifício histórico
em Cultura

Cem unidades serão entregues a autoridades e personalidades tatuianas

agosto 15, 2020
Aprovado tombamento de edifício do MHPS e da capela da Santa Casa
em Cultura

Condephat deseja reconhecimento de valores culturais e históricos