Tatuianos têm oportunidade de contribuir com o turismo


A população pode contribuir com o fomento do turismo tatuiano enviando, até o dia 18, sexta-feira, propostas e sugestões para integrarem a revisão do PDT (Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí).

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizou na quarta-feira da semana passada, 25 de setembro, audiência pública para apresentar as atualizações do plano.

A audiência é uma determinação da lei municipal 4.976/2015 e da lei complementar estadual 1.261/2015. Ela aconteceu no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, durante a Semana Municipal de Turismo.

A revisão do documento corresponde a uma das principais exigências aos MITs (municípios de interesse turístico). A atualização é obrigatória a cada três anos e está sendo elaborada, novamente, pelos agentes de turismo da prefeitura. O documento revisado terá vigência durante o triênio 2020-2022.

Por sua vez, o documento, integrante do Plano Diretor de Tatuí, tem como objetivo definir as principais diretrizes, programas e projetos “visando aprimorar e fomentar o desenvolvimento do turismo local”.

As tratativas iniciais do planejamento que definirá as ações futuras do setor começaram há um ano, quando o Departamento Municipal de Turismo promoveu a primeira audiência, no Centro Cultural, sobre a necessidade da revisão e a primeira etapa com coleta de propostas.

Na reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) do mês de setembro deste ano, houve a entrega do documento para apreciação do órgão.

O comitê de avaliação do documento é formado pelo presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, e pelos conselheiros Luís Antônio Galhego Fernandes e João Carlos Vaz de Almeida.

De acordo com Graziano, a comissão analisou a revisão do PDT e aprovou as alterações. Na sequência, os turismólogos do DMT apresentaram o plano atualizado e revisado, nesta segunda audiência pública.

Após o encerramento deste período para recebimento de novas proposituras, no dia 29 deste mês, haverá reunião entre a comissão do Comtur e a equipe técnica do DMT.

Conforme o planejamento do setor municipal, no dia 5 de novembro, o PDT revisado será apresentado na reunião do Comtur, para deliberação e votação.

Sendo aprovado, no dia seguinte, o documento será encaminhado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, para posterior envio à Câmara Municipal.

Os presentes nesta segunda audiência pública puderam discutir, sanar dúvidas e oferecer novas ideias a serem integradas ao novo planejamento.

Rafael Halcsik Coutinho, turismólogo do DMT, classificou a audiência como positiva, apesar de esperar participação maior da população. Ele reforçou que as propostas recebidas serão analisadas.

“Estamos à disposição para receber novas propostas. Caso alguém julgue pontos que necessitam de melhorias ou, até mesmo, de retirada do plano, todas serão analisadas”, assegurou Coutinho.

“A ideia é fazermos da forma mais democrática possível e que, assim, todos possam contribuir”, acrescentou o turismólogo Jean Vinicios Sebastião.

O presidente do Comtur também aponta que a participação da população na audiência foi “abaixo do que seria necessário”. “Reitero que a participação, principalmente das pessoas do ‘trade’ turístico, é extremamente importante para o desenvolvimento turístico de Tatuí”, declarou.

Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, “este é o momento ideal para atualização e revisão do plano, pois o turismo está em ascensão no município”.

Sinisgalli acredita que o trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio da pasta na qual é titular, e pelo Comtur está permitindo que os munícipes vejam o turismo com mais relevância.

“O interesse da população está crescendo, pois ela está vendo que o turismo é gerador de empregos e fonte de renda, além de auxiliar no desenvolvimento de Tatuí”, garantiu o secretário.

O PDT revisado está disponível no site da prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). A população pode contribuir com a revisão do documento, enviando ideias e sugestões por e-mail (turismo@tatui.sp.gov.br ou turismo.tatui@gmail.com). Informações ou dúvidas podem ser atendidas pelo telefone: (15) 3259-4135.

Cultura

Mais Notícias

17 outubro, 2019
Orquestra Sinfônica Jovem de Lins estará no ‘Música na Praça’

A prefeitura, com o apoio cultural do Conservatório, da Abaçaí Cultura e Arte, da Cooperativa de Consumo (Coop) e da Padaria Onze, promove neste sábado, 19, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do Projeto Música na Praça.

16 outubro, 2019
Apresentação reúne piano, violino e canto lírico na ‘Unidade 2’

O Conservatório realiza nesta quarta-feira, 16, um recital de alunos com piano, violino e canto lírico. A apresentação será às 18h, no auditório da Unidade 2 da instituição, à rua São Bento, 808. A entrada é gratuita.

16 outubro, 2019
CEU das Artes faz inscrição a aulas grátis de canto popular

Desde o dia 7, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento cultural da prefeitura, está oferecendo aulas de canto popular (coro popular) ministradas pelo professor Santiago Avilés.

12 outubro, 2019
Conservatório recebe nova apresentação do Grupo de Choro

O teatro “Procópio Ferreira” recebe nesta terça-feira, 15, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Com repertório totalmente voltado à música brasileira, o grupo se apresenta às 20h, com entrada gratuita.

12 outubro, 2019
Conservatório abre vagas para os cursos de MPB/jazz e choro

O Conservatório de Tatuí acaba de abrir inscrições para vagas remanescentes em cursos de MPB/jazz e choro. Ao todo, são oferecidas 31 vagas, sendo 30 para candidatos que já têm conhecimento musical e uma para candidatos sem conhecimento musical.

12 outubro, 2019
Tatuí tem 2 representantes na final do concurso Miss São Paulo Infantil

Disputa classifica para a etapa nacional, que deve acontecer em Natal (RN)

12 outubro, 2019
Novo atrativo turístico

Muro na marginal do ribeirão Manduca recebe mosaico em homenagem ao maestro Neves

12 outubro, 2019
Museu e ‘Maria Tuca’ seguem abertos neste 12 de outubro

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” informa que funcionará normalmente nestes dias 12, sábado - feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças -, e 13, domingo, das 9h às 17h.