Semana Paulo Setúbal vai ser promovida em novo formato


  • Da reportagem

A 78a edição da Semana Paulo Setúbal será realizada em novo formato. Seguindo o decreto municipal 20.558, que estabelece medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio à Covid-19, neste ano, a programação será virtual.

A prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, preparou quase um mês de atrações online, de 1o a 28 de agosto, com foco no tema deste ano, que é o centenário do edifício-sede do MHPS (1920-2020).

De acordo com o gestor do museu e diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, a intenção é manter a tradição da Semana Paulo Setúbal, que ocorre desde 1943. A programação será exibida pelo canal do museu no Youtube.

“Era uma programação totalmente presencial, mas com a tradição deste evento não tinha como adiar. Além disso, neste ano, comemoramos o centenário do museu, que é um momento histórico para nossa cidade, um marco muito importante”, comentou Vianna.

Pela plataforma online, serão apresentados vídeos homenageando o patrono do MHPS, o escritor Paulo Setúbal, e personalidades que participaram do projeto “Ilustres Tatuianos”, realizado em parceria com a Noite da Seresta com Ternura.

“Quem não pode conhecer a história desses ilustres tatuianos vai poder, a partir da Semana Paulo Setúbal, ter acesso, virtualmente, a um material que vai imortalizar essas personalidades. Isso também faz parte da vocação do MHPS, já que é uma forma de deixarmos isso para as outras gerações”, declarou o diretor.

Para a programação desta edição, o canal do museu transmitirá uma produção gravada pelo professor Pedro Henrique de Campos, que faz parte do acervo do MHPS, e ainda entrará na programação do projeto “#MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa”.

“Em tempos de distanciamento social, o museu buscou o canal no YouTube para manter a sua vocação na história e na produção cultural da cidade. E, para tanto, temos contado com o aporte financeiro da Família Setúbal”, observou o diretor

A programação começa neste domingo, 2 de agosto, a partir das 10h, com o documentário “Paulo Setúbal – Romancista e Poeta – Encontros”, trecho do documentário de Roberto Moreira que registra a vida e a obra do escritor Paulo Setúbal, produzido em 1993.

Na segunda-feira, 3, às 10h, o canal apresenta o vídeo “Ilustre Tatuiano Mingo Jacob – Noite da Seresta com Ternura”. Na quarta-feira, 5, às 10h, a programação inclui a história do “Ilustre Tatuiano Ivan Camargo – Noite da Seresta com Ternura”.

Na sexta-feira, 7, às 10h, a plataforma disponibilizará uma exposição virtual apresentando o “Centenário do Edifício-Sede do Museu Histórico Paulo Setúbal”. Às 20h, será realizada uma live especial com a Bravo Elektro e o lançamento da logomarca do centenário.

No domingo, 9, o canal lança o “Ilustre Tatuiano José Coelho de Almeida (Maestro Coelho) – Noite da Seresta com Ternura”. Na terça-feira, 11, às 10h, haverá exposição virtual “Tatuí 194 Anos”.

Na quinta-feira, 13, às 10h, o canal apresenta “O Homem Mais Rico de Minha Terra – Seu Chico Pereira”. Na sexta-feira, 14, às 10h, tem o “Ilustre Tatuiano Celinha Holtz – Noite da Seresta com Ternura”.

A programação continua na segunda-feira, 17, às 10h, com o vídeo “Ilustre Tatuiano Wilson Bertrami – Noite da Seresta com Ternura”. Na quarta-feira, 19, às 10h, a produção é sobre o “Ilustre Tatuiano Helio Beijo-Frio – Noite da Seresta com Ternura” e na sexta-feira, 21, às 10h, “Ilustre Tatuiano Tropeirinhos do Rancho – Noite da Seresta com Ternura”.

Na última semana da programação, tem o “Ilustre Tatuiano Roberto Rosendo – Noite da Seresta com Ternura”, segunda-feira, 24, às 10h; “Ilustre Tatuiano Pacheco – Noite da Seresta com Ternura”, quarta-feira, 26, às 10h; e “Ilustre Tatuiano Pedro Henrique de Campos (Professor Pedro) – Noite da Seresta com Ternura”, na sexta-feira, 28 às 10h.

As atrações, exposições e cerimônias podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UCY0PhNOaU7bJ6Tw_zaIfEFg

Cultura

Mais Notícias

setembro 19, 2020
Dançarinos tatuianos participam de 1º disputa mundial de forró online
em Cultura

‘Troféu Forró Para o Mundo’ será transmitido na net; público poderá votar

setembro 19, 2020
Vídeo apresentado por Marcelo Tas tem Tatuí como personagem central
em Cultura

Com apoio do Grupo CCR, conteúdo é veiculado em plataformas digitais

setembro 12, 2020
Histórico piano alemão é o primeiro item doado ao MIS
em Cultura

Instrumento de mais de cem anos já pertenceu ao maestro Antônio Carlos Neves Campos

setembro 09, 2020
Prefeitura cancela 8ª edição da Feira do Doce e anuncia sete dias em 2021
em Cultura

Principal evento local ocorrerá em finais de semana de julho no próximo ano

setembro 09, 2020
Candidata tatuiana solicita apoio da população ao ‘Miss Brasil Plus Size’
em Cultura

Grasiane Santos depende de ‘curtidas’ nas redes sociais para se classificar

agosto 22, 2020
Conservatório fará ‘intensivão’ com aula sobre viola caipira
em Cultura

O Conservatório de Tatuí participa, na próxima terça-feira, 25, do “Intensivão #Cultura Em Casa”.

agosto 22, 2020
Pela internet, MHPS realiza últimos dias da 78ª Semana Paulo Setúbal
em Cultura

Prefeitura preparou cronograma de quase um mês de atrações online

agosto 22, 2020
Antigomobilismo e ‘Lar’ agradecem doadores de live do Tatuí Classic Car
em Cultura

Instituição social permanece recebendo contribuições ao longo do ano

agosto 22, 2020
Tatuiana se prepara a disputa do ‘Miss Brasil Plus Size 2020’
em Cultura

Grasiane Santos participa de concurso nacional pela internet

agosto 19, 2020
‘Live’ em celebração ao aniversário de Tatuí atinge 230 mil visualizações
em Cultura

Show de Rick e Renner no CDMCC foi transmitido no YouTube e Facebook

agosto 15, 2020
MHPS produz medalhas em festejo ao centenário de edifício histórico
em Cultura

Cem unidades serão entregues a autoridades e personalidades tatuianas

agosto 15, 2020
Aprovado tombamento de edifício do MHPS e da capela da Santa Casa
em Cultura

Condephat deseja reconhecimento de valores culturais e históricos