Secretário “aprova” ações da Semana Municipal de Turismo


Para o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, as atividades realizadas na primeira Semana Municipal de Turismo, promovida entre os dias 24 e 29 de setembro, foram “bastante positivas”.

Conforme avaliação do titular da pasta, as ações desenvolvidas mantêm o município na busca pela elevação a estância turística. Tatuí, em maio de 2017, foi uma das 20 primeiras cidades paulistas a ser tornarem MIT (município de interesse turístico).

Sinisgalli ressaltou o comparecimento de autoridades, como Jarbas Favoretto, presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), e Vanilson Fickert, assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, no município.

Presente no 2o Encontro Municipal de Turismo, que também marcou a abertura da “Semana”, no dia 24, no espaço de eventos “Sala das Américas”, do Sítio do Carroção, Favoretto afirmou a O Progresso que, dentro do ranqueamento dos 140 MITs que podem se tornar estância, Tatuí deve ser um dos destaques.

“Favoretto colocou Tatuí como uma das grandes cidades com potenciais turísticos para ser elevada a estância. Ele é um ‘mestre’, com bastante respeito no meio turístico, e o que ele pensa, fala mesmo”, declarou Sinisgalli.

Na oportunidade, Fickert apresentou a “fórmula” de que como o futuro ranqueamento deverá ser construído. Sinisgalli aponta que a palestra ministrada pelo assessor técnico serviu para nortear as próximas ações no turístico local.

Entre as demais atividades promovidas na Semana Municipal de Turismo, o secretário destacou a estreia do “Turismo na Praça”, realizado no sábado da semana passada, 28 de setembro, na Praça da Matriz.

Nove atrações participaram desta primeira edição. O Conservatório de Tatuí esteve presente com uma exposição de cenografia e da luteria da escola e também realizou apresentações musicais, com a Big Band e a Jazz Combo.

Também estiveram presentes: o Centro Hípico de Tatuí, com exposição de pôneis e materiais informativos; o Aeroclube, com um planador; o artista plástico Mingo Jacob, mostrando quadros com referências turísticas; e a Aprodoce (Associação de Produtores de Doces de Tatuí), comercializando os tradicionais doces caseiros.

Além disso, participaram: Antigomobilismo Clube, com um carro antigo; Feira de Artesanato; Feira do Produtor Rural, com produtores capacitados por meio de curso do Senar; e o Sindicato Rural, com exposição dos cursos oferecidos pela entidade.

De acordo com Sinisgalli, há a intenção de o “Turismo na Praça” ser desenvolvido e ampliado, por possuir “grande potencial”. “Houve uma grande aceitação, tanto por parte dos expositores quanto da população e dos turistas que estiveram na Praça da Matriz”, expôs o secretário.

Para o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Wagner Eduardo Graziano, a implementação do evento permitiu que a população tivesse a oportunidade de conhecer de perto o que o turista busca em Tatuí.

“Foi um sucesso e, com certeza, será um evento que, anualmente, estará disponível a todos”, complementou.

O Comtur promoveu, no Centro Cultural, a sessão ordinária de outubro na terça-feira, 1o. O encontro permitiu que os conselheiros debatessem a realização da Semana Municipal de Turismo e fizessem sugestões a serem consideradas para o próximo ano.

Seguindo a pauta da sessão, Graziano fez a leitura de um ofício enviado pelo presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu (PL), ao Comtur, na qual solicita apoio ao anseio de tombamento da capela da Santa Casa de Misericórdia como patrimônio histórico, cultural e religioso de Tatuí.

Desde a construção, há cerca de quatro décadas, a capela é utilizada pelas pessoas que passam pelo hospital. A atual Paróquia Sagrada Família foi originada a partir da capela, desenvolvendo atividades como celebrações, missas, batizados, casamentos, catequese de crianças e adultos e reuniões de pastorais.

A capela é administrada pela Família Vicentina de Tatuí, por meio de conselhos particulares. Ao longo dos anos, a entidade promoveu diversas campanhas para a revitalização e manutenção do local, com auxílio de inúmeros benfeitores.

Conforme o parlamentar, “a capela é um símbolo cultural e religioso do município e que resgata a fé cristã do povo honroso, religioso e trabalhador”.

Conselheiro do Comtur e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o professor Luís Antônio Galhego relatou que, atualmente, o conceito de tombamento não atende a uma questão de antiguidade, mas de preservação afetiva.

Ainda na reunião, a Perin Instrumentos Musicais recebeu o Selo de Qualidade Turística 2019. A certificação é resultado de parceria entre o Comtur e o São Paulo Visitors & Bureau, com apoio da Prefeitura. Ela é conferida a estabelecimentos comprometidos com a “excelência e qualidade” dos serviços e produtos.

Conforme o proprietário do estabelecimento, Vanderson Perin, “a intenção é atuar como uma loja diferente, para que, além do foco comercial, atraia público para visitação e para conhecer os instrumentos musicais”.

Ele informou que, atualmente, a loja recebe muitos visitantes de fora e que promove encontros musicais no estacionamento, os quais contam com a participação de músicos da cidade.

Aos conselheiros, Perin comentou sobre a intenção de uma área com instrumentos expostos para as pessoas poderem pegá-los e tocá-los, acompanhados de uma equipe especializada.

Vice-presidente do Comtur, César Augusto Araújo, revelou uma experiência que tivera no local. Ele afirma que fora à loja para comprar uma corda de violino para a filha dele e um maestro estava lá. Assim, além de fazer a troca, o profissional ainda afinou o instrumento.

“Isso ficou marcado para minha filha. Ela até me perguntou: ‘Onde eu poderia ir e encontrar um maestro que pegue meu violino para trocar a corda e afiná-lo?”, comentou Araújo.

Vindo de São Bernardo do Campo e de família que possui lojas de instrumentos musicais no ABC paulista, o trabalho desenvolvido por Perin também foi ressaltado por Sinisgalli.

O secretário municipal disse que o estabelecimento apresenta um trabalho “diferenciado”, com cunho turístico, e, por conta disso, merece a valorização por meio do Selo de Qualidade Turística.

Cultura

Mais Notícias

17 outubro, 2019
Orquestra Sinfônica Jovem de Lins estará no ‘Música na Praça’

A prefeitura, com o apoio cultural do Conservatório, da Abaçaí Cultura e Arte, da Cooperativa de Consumo (Coop) e da Padaria Onze, promove neste sábado, 19, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do Projeto Música na Praça.

16 outubro, 2019
Apresentação reúne piano, violino e canto lírico na ‘Unidade 2’

O Conservatório realiza nesta quarta-feira, 16, um recital de alunos com piano, violino e canto lírico. A apresentação será às 18h, no auditório da Unidade 2 da instituição, à rua São Bento, 808. A entrada é gratuita.

16 outubro, 2019
CEU das Artes faz inscrição a aulas grátis de canto popular

Desde o dia 7, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento cultural da prefeitura, está oferecendo aulas de canto popular (coro popular) ministradas pelo professor Santiago Avilés.

12 outubro, 2019
Conservatório recebe nova apresentação do Grupo de Choro

O teatro “Procópio Ferreira” recebe nesta terça-feira, 15, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Com repertório totalmente voltado à música brasileira, o grupo se apresenta às 20h, com entrada gratuita.

12 outubro, 2019
Conservatório abre vagas para os cursos de MPB/jazz e choro

O Conservatório de Tatuí acaba de abrir inscrições para vagas remanescentes em cursos de MPB/jazz e choro. Ao todo, são oferecidas 31 vagas, sendo 30 para candidatos que já têm conhecimento musical e uma para candidatos sem conhecimento musical.

12 outubro, 2019
Tatuí tem 2 representantes na final do concurso Miss São Paulo Infantil

Disputa classifica para a etapa nacional, que deve acontecer em Natal (RN)

12 outubro, 2019
Novo atrativo turístico

Muro na marginal do ribeirão Manduca recebe mosaico em homenagem ao maestro Neves

12 outubro, 2019
Museu e ‘Maria Tuca’ seguem abertos neste 12 de outubro

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” informa que funcionará normalmente nestes dias 12, sábado - feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças -, e 13, domingo, das 9h às 17h.