Santa Cruz FC realiza exposição em comemoração aos 95 anos do clube


  • Da redação

O Centro Cultural (antigo Alvorada Clube), equipamento da prefeitura, recebe a partir de sexta-feira, 24, a exposição fotográfica “Santa Cruz Futebol Clube 95 anos”, sob curadoria de Thonny Guedes.

O evento é realizado pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com a diretoria do Santa Cruz Futebol Clube. A abertura acontece a partir das 19h.

A exposição apresentará a história do Santa Cruz Futebol Clube ao longo de seus 95 anos, por meio de registros fotográficos pertencentes ao acervo do clube esportivo – que, atualmente, tem como presidente Marcos Fernandes de Lima (Lombriga).

A mostra terá entrada gratuita e acontece até 28 de janeiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h, no espaço de exposições do Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12 (Praça da Santa).

Santa Cruz

O clube tatuiano Santa Cruz FC foi fundado no dia 25 de janeiro de 1925 e é o clube esportivo mais antigo da cidade ainda ativo. Também é o quinto mais antigo da história, atrás apenas do Sport Clube Tatuhyense, Tatuhy Foot Ball Club (ambos de 1907), do Operário Futebol Clube (1910) e da Associação Atlética Pindorama (1921), que estão extintos.

Nascido como Associação Atlética Tatuhyense, em 28 de janeiro de 1923, foi rebatizado como Santa Cruz Futebol Clube dois anos depois. Essa nova equipe formou, com o Operário FC e a AA Pindorama, o primeiro “trio de ferro”, na década de 20, e, no início da década de 30, foi somada a AA XI de Agosto, formando os “quatro grandes de Tatuí”.

Em meados dos anos 30, surgiu o Esporte Clube Camelo, que logo passou a chamar-se Esporte Clube São Martinho. Com a extinção do Operário e do Pindorama, formou-se então o segundo “trio de ferro”, com Santa Cruz, XI de Agosto e São Martinho.

O estádio do Santa Cruz chama-se “Menotti de Campos” e fica em terreno doado pela então prefeita Chiquinha Rodrigues e pelo benemérito Menotti de Campos, em meados dos anos 40.

A SECTLJ lembra que, devido ao terreno ser um pouco inclinado, foi necessário fazer terraplanagem na época e que a área do campo acabou cercada com bambu e, depois, com ripas de madeira, sendo que o plantio de gramas ocorreu pelos próprios torcedores, que buscaram esterco.

“Desde a sua fundação como AA Tatuhyense, o Santa Cruz se definiu como os Dragões da Colina, tendo em vista que o clube ficava no bairro Colina da Santa Cruz, hoje chamado Alto da Santa Cruz. Ainda assim, os próprios torcedores se intitulam como os “Dragões da Colina Santa”. O símbolo do dragão faz parte da história da equipe, tendo seu símbolo cravado no escudo do time”, informa a secretaria.

Entre os títulos colecionados pelo clube, estão: campeão da Copa Centenário em 1954; campeão amador em 1972, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1980 e 1995; cinco vezes campeão da Copa Tatuí (na qual obteve o troféu permanentemente); e campeão da categoria veteraníssima da Copa Rádio Notícias de Futebol Master, em 2011.

Cultura

Mais Notícias

15 fevereiro, 2020
Banda do Bonde promove ‘plantões’ para venda das últimas camisetas

Unidades dos abadás podem ser adquiridas na portaria do XI de Agosto

15 fevereiro, 2020
Tatuí é palco de três eventos carnavalescos neste sábado

Cidade conta com atividades pela manhã, à tarde e à noite

15 fevereiro, 2020
Neta de Paulo Vagalume é musa no Anhembi

Revista Raça Brasil convida tatuiana para camarote no Sambódromo paulistano

12 fevereiro, 2020
BuZum! estaciona na Praça da Matriz com espetáculo ‘Caipira’

A CCR SPVias, empresa fiscalizada pela Artesp (Agência de Transportes do estado de São Paulo), realizará atividades culturais e de segurança viária na Praça da Matriz, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15.

12 fevereiro, 2020
‘Americana’ tem pré-Carnaval pelo terceiro ano consecutivo em Tatuí

Evento faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”

08 fevereiro, 2020
Secretário antecipa possíveis excursões da capital a Tatuí

Sinisgalli também informou sobre reparos na Praça da Santa

08 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ recebe bateria do Clube de Campo neste sábado na Matriz

Evento integra programação do Carnaval ‘Tatuí Folia – Samba e Alegria’

08 fevereiro, 2020
Últimos dias de inscrição para aulas de teatro no CEU de Tatuí

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento da prefeitura, está realizando os últimos dias de inscrições para aulas gratuitas de teatro ministradas pelo professor Cláudio Teles.

08 fevereiro, 2020
Museu ‘PS’ promove projeto educativo voltado a Carnaval

Programação conta com exposição e oficina de máscaras

08 fevereiro, 2020
Músico do município é aprovado na Orquestra Sinfônica capixaba

Flautista Lucas Rodrigues fará primeiras apresentações nesta semana

05 fevereiro, 2020
Peça ‘Nós(otros)’ é selecionada para Mostra de Teatro Estudantil do Tusp

Espetáculo foi escrita e produzida por alunos do curso de teatro do CDMCC

05 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ de Carnaval reúne população na Praça da Matriz

Evento tem outras 2 edições na programação do ‘Tatuí Folia’