Projeto virtual do MHPS segue com especial junino até dia 20


  • Da reportagem

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” segue até o próximo sábado, 20, com o projeto junino #TatuíDaFestaDoBemfica. A ação começou na quarta-feira da semana passada, 3, e é desenvolvida pelo grupo educativo da entidade com o objetivo de apresentar a história do festejo por meio de músicos locais.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do museu, Rogério Vianna, o projeto também é virtual e acontecerá por meio de canal no YouTube. Diversos músicos tatuianos foram convidados para participar da iniciativa.

Na primeira semana, foram apresentados os vídeos produzidos pelo maestro Claudio Casarini, a cantora Maria Inês Camargo e Pedro Paulo. Também participaram: Pedro Pavanelli, Tiago Augusto e Fernanda Késia. Neste domingo, 14, às 10h, tem a Nossa Trupe Teatral.

Cada artista ficou responsável pela produção de um vídeo, de até oito minutos de duração, representando, por meio de uma ou duas músicas, “a importância da tradição junina em sua história”.

“Os músicos convidados comentam sobre pontos de vista a respeito dos festejos juninos e as músicas são executadas de forma instrumental ou instrumental e voz. O formato ficou a critério da criação artística de cada um”, comentou Vianna.

Publicidade

Os vídeos serão postados a cada dois dias, sempre às 10h, e estão agendados para ocorrer até o dia 20 de junho. O conteúdo pode ser acessado pela plataforma no https://www.youtube.com/channel/UCY0PhNOaU7bJ6Tw_zaIfEFg .

“Em junho, o MHPS realiza, anualmente, o Arraiá no Museu, com os Seresteiros com Ternura. Neste ano, com o intuito de salvaguardar os festejos juninos em tempos de Covid-19, a mudança do projeto educativo se torna importante para que esta expressão cultural seja mantida, mesmo que virtualmente”, concluiu o diretor.

Cultura

Mais Notícias

agosto 01, 2020
Theresinha exibe 2ª etapa de ‘experiência’ durante a pandemia
em Cultura

Theresinha de Oliveira Pinto, escritora, artista plástica, pedagoga e professora aposentada, dá sequência à “experiência” que sugerira para “ocupar o tempo livre e a mente” durante o período de isolamento social.

agosto 01, 2020
Resultado do 18º Prêmio Literário Paulo Setúbal sairá em novembro
em Cultura

Júri terá 4 meses para analisar as obras devido ao recorde de inscrições

agosto 01, 2020
Semana Paulo Setúbal vai ser promovida em novo formato
em Cultura

Evento virtual fará parte do mês do aniversário do município

julho 25, 2020
Especial ‘A Seresta e a Cenografia’ pode ser visto no YouTube
em Cultura

Pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” disponibiliza o especial “A Seresta e A Cenografia”.

julho 25, 2020
Escritor tatuiano e editora buscam ‘benfeitores’ a lançamento de livro
em Cultura

Alternativa de ‘financiamento coletivo’ foi adotada, devido à pandemia

julho 25, 2020
Conservatório de Tatuí participa do Intensivão #CulturaEmCasa na terça
em Cultura

Aula pela internet e gratuita será ministrada pelo professor Marcus Held

julho 18, 2020
Estado abre programas de apoio a cultura; gestor incentiva inscrições
em Cultura

Governo anuncia investimento de R$ 177 milhões para retomada do setor

julho 17, 2020
Dirigentes da RMS discutem novos caminhos e conexões para a cultura
em Cultura

Projeto visa parceria entre cidades da Região Metropolitana de Sorocaba

julho 17, 2020
‘Música na Praça’ tem live com duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar
em Cultura

O Projeto Música na Praça, ação cultural da prefeitura, da Coop – Cooperativa de Consumo e da Padaria Onze, promove neste sábado, 18, às 11h, uma live com o Duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar.

julho 17, 2020
MHPS apresenta sala ‘Tatuí Guerreira’ em vídeo pelo YouTube
em Cultura

Para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932 – celebrada no dia 9 de julho -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” está apresentando o acervo da sala “Tatuí Guerreira” em plataforma virtual.

julho 11, 2020
Canal do MHPS no Youtube tem novo espetáculo teatral
em Cultura

Falsa Modéstia apresenta ‘Chiquinha Rodrigues – ReVerso’