Professores tatuianos participarão do ‘Forró Para o Mundo Festival’


  • Da redação

O município será representado na terceira edição do “Forró Para o Mundo Festival”. O evento, com a temática de festa junina, será transmitido na próxima semana, de quinta-feira a domingo, 25 a 28, pela internet.

O projeto, idealizado e produzido pelos pernambucanos Roberto Nascimento e Karla Castro, professores da típica dança nordestina, durante a pandemia, reúne profissionais, DJs e bandas de forró.

Conforme os organizadores, a proposta do festival online é unir a dança e mostrar a variedade do forró em cada região do país, através das modalidades: forró roots/universitário, pé de serra, eletrônico e forró cênico.

Os professores tatuianos Luís Fernando e Aline Ferreira estão entre os artistas confirmados na programação. Eles irão apresentar uma mostra cenográfica na quinta-feira, às 14h40, e ministrarão uma aula de baião, no dia seguinte, às 19h30.

As apresentações deles, assim como as atividades realizadas pelos demais artistas, serão transmitidas pelo canal “Forró Para o Mundo” no YouTube, pelo link: bit.ly/3dd5alZ, e em perfil oficial no Instagram: bit.ly/2YOpYLc.

Luís Fernando afirmou que ele e Aline estão muito felizes e orgulhosos em poder representar Tatuí. Para o professor e dançarino, “a seleção para participar do festival é um reconhecimento do trabalho que eles desenvolvem com amor”.

“Quem vive da arte sabe o quanto é difícil. Contudo, estamos muito felizes e honrados em poder participar desse evento tão incrível, pois amamos estudar, ensinar e dançar forró”, garante.

“Nós gostaríamos de convidar a todos a participarem do ‘Forró para o Mundo Festival’, pois terão a oportunidade de fazer várias aulas com os melhores profissionais de forró, no conforto do lar e de graça”, reforça.

Luís Fernando é professor e coreógrafo de danças de salão há mais de 12 anos. Formado em educação física e aluno ativo de “cardas” (curso de capacitação de professores de dança de salão), ele atua como professor de dança na Oficina Municipal de Artes de Boituva.

O profissional já competiu como coreógrafo e dançarino em duas edições do evento “Salto Fest”: em 2014, no qual conquistou o primeiro lugar com uma coreografia de samba; e em 2018, sendo campeão com uma dança de baião.

Esposa de Luís Fernando, Aline é professora de danças fitness, educadora física e participa de grupos de dança de salão e ritmos a dois. Há oito anos, ingressou na dança de salão, estudando especificamente o forró e o sertanejo.

Trabalhando juntos como professores e dançarinos desde que Aline ingressou na dança, o casal possui formação em cursos de capacitação em forró e para competidores, ministrados por Ivan Ribeiro, criador e coordenador da Copa Brasil de Forró.

Nessa competição, conforme Luís Fernando, “a maior competição de forró do mundo”, o casal competiu em duas oportunidades e, em ambas, alcançou a quarta colocação.

Em 2017, Luís Fernando e Aline fundaram um grupo de estudos e pesquisas sobre o forró e suas vertentes, no qual dividiam o conhecimento adquirido em diversos congressos e workshops com diversos profissionais especialistas em forró do Brasil, além de terem criado e ministrarem aulas do curso online ABC do Forró.

Ainda de acordo com Luís Fernando, junto da esposa, ensinou mais de 500 pessoas a dançar. Como coreógrafos, o casal é responsável por mais de 80 coreografias com alunos de todos os níveis de dança.

Nesta semana, quarta-feira, 17, às 18h, Luís Fernando e Aline ministraram uma “live”, na página da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, no Facebook, com o intuito de “ensinar e levar alegria para as pessoas através da dança”.

Cultura

Mais Notícias

agosto 01, 2020
Theresinha exibe 2ª etapa de ‘experiência’ durante a pandemia
em Cultura

Theresinha de Oliveira Pinto, escritora, artista plástica, pedagoga e professora aposentada, dá sequência à “experiência” que sugerira para “ocupar o tempo livre e a mente” durante o período de isolamento social.

agosto 01, 2020
Resultado do 18º Prêmio Literário Paulo Setúbal sairá em novembro
em Cultura

Júri terá 4 meses para analisar as obras devido ao recorde de inscrições

agosto 01, 2020
Semana Paulo Setúbal vai ser promovida em novo formato
em Cultura

Evento virtual fará parte do mês do aniversário do município

julho 25, 2020
Especial ‘A Seresta e a Cenografia’ pode ser visto no YouTube
em Cultura

Pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” disponibiliza o especial “A Seresta e A Cenografia”.

julho 25, 2020
Escritor tatuiano e editora buscam ‘benfeitores’ a lançamento de livro
em Cultura

Alternativa de ‘financiamento coletivo’ foi adotada, devido à pandemia

julho 25, 2020
Conservatório de Tatuí participa do Intensivão #CulturaEmCasa na terça
em Cultura

Aula pela internet e gratuita será ministrada pelo professor Marcus Held

julho 18, 2020
Estado abre programas de apoio a cultura; gestor incentiva inscrições
em Cultura

Governo anuncia investimento de R$ 177 milhões para retomada do setor

julho 17, 2020
Dirigentes da RMS discutem novos caminhos e conexões para a cultura
em Cultura

Projeto visa parceria entre cidades da Região Metropolitana de Sorocaba

julho 17, 2020
‘Música na Praça’ tem live com duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar
em Cultura

O Projeto Música na Praça, ação cultural da prefeitura, da Coop – Cooperativa de Consumo e da Padaria Onze, promove neste sábado, 18, às 11h, uma live com o Duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar.

julho 17, 2020
MHPS apresenta sala ‘Tatuí Guerreira’ em vídeo pelo YouTube
em Cultura

Para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932 – celebrada no dia 9 de julho -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” está apresentando o acervo da sala “Tatuí Guerreira” em plataforma virtual.

julho 11, 2020
Canal do MHPS no Youtube tem novo espetáculo teatral
em Cultura

Falsa Modéstia apresenta ‘Chiquinha Rodrigues – ReVerso’