Praça da Matriz


Primeiro “jardim público” de Tatuí, a Praça da Matriz foi fundada em 9 de junho de 1907, por iniciativa do então prefeito Cândido José de Oliveira (gestão 1903/1918).

A cerimônia de inauguração do espaço, segundo notícia publicada pelo jornal “Cidade de Tatuhy”, foi abrilhantada com uma grandiosa quermesse, em benefício à festa do Divino Espírito Santo. O jardim, iluminado a gás acetileno, recebeu apresentações das bandas Santa Cruz e São Vicente.

Atualmente, a Praça da Matriz conta com os monumentos dos músicos João Batista Del Fiol - grande incentivador da instalação do Conservatório de Tatuí, onde foi professor de violoncelo - e Octávio Azevedo - conhecido como Bimbo Azevedo, compositor de mais de 80 obras e imortalizado no Hino a Tatuí. A praça ainda abriga o Monumento à Bíblia, o terceiro monumento dedicado à Palavra de Deus construído no Brasil.

Em 2011, passou por reforma, na qual se destacam uma fonte luminosa, a acessibilidade, pisos e canteiros que criaram um novo layout ao paisagismo do local e o grande coreto central, no qual são realizadas apresentações artísticas, particularmente aos sábados de manhã, por meio do Projeto Música na Praça.

Local: acessos pelas ruas 11 de Agosto, José Bonifácio, Coronel Aureliano de Camargo e Prudente de Moraes.

Turismo

Mais Notícias

17 outubro, 2019
Orquestra Sinfônica Jovem de Lins estará no ‘Música na Praça’

A prefeitura, com o apoio cultural do Conservatório, da Abaçaí Cultura e Arte, da Cooperativa de Consumo (Coop) e da Padaria Onze, promove neste sábado, 19, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma edição do Projeto Música na Praça.

16 outubro, 2019
Apresentação reúne piano, violino e canto lírico na ‘Unidade 2’

O Conservatório realiza nesta quarta-feira, 16, um recital de alunos com piano, violino e canto lírico. A apresentação será às 18h, no auditório da Unidade 2 da instituição, à rua São Bento, 808. A entrada é gratuita.

16 outubro, 2019
CEU das Artes faz inscrição a aulas grátis de canto popular

Desde o dia 7, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento cultural da prefeitura, está oferecendo aulas de canto popular (coro popular) ministradas pelo professor Santiago Avilés.

12 outubro, 2019
Conservatório recebe nova apresentação do Grupo de Choro

O teatro “Procópio Ferreira” recebe nesta terça-feira, 15, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Com repertório totalmente voltado à música brasileira, o grupo se apresenta às 20h, com entrada gratuita.

12 outubro, 2019
Conservatório abre vagas para os cursos de MPB/jazz e choro

O Conservatório de Tatuí acaba de abrir inscrições para vagas remanescentes em cursos de MPB/jazz e choro. Ao todo, são oferecidas 31 vagas, sendo 30 para candidatos que já têm conhecimento musical e uma para candidatos sem conhecimento musical.

12 outubro, 2019
Tatuí tem 2 representantes na final do concurso Miss São Paulo Infantil

Disputa classifica para a etapa nacional, que deve acontecer em Natal (RN)

12 outubro, 2019
Novo atrativo turístico

Muro na marginal do ribeirão Manduca recebe mosaico em homenagem ao maestro Neves

12 outubro, 2019
Museu e ‘Maria Tuca’ seguem abertos neste 12 de outubro

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” informa que funcionará normalmente nestes dias 12, sábado - feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças -, e 13, domingo, das 9h às 17h.