Paulo Setúbal


Paulo de Oliveira Leite Setúbal, um dos maiores expoentes da literatura brasileira, além de escritor, foi advogado e jornalista. Nasceu no dia 1º de janeiro de 1893, em Tatuí, onde passou a infância e apropriou-se da cultura “cabocla” para inspirar-se em muitas de suas obras.

Representações das tradições caipiras são encontradas, por exemplo, em “Confiteor” e “Alma Cabocla”. Outro “patrimônio” local eternizado pelo escritor foi o professor Francisco Pereira de Almeida.

Setúbal narra, na obra póstuma “Confiteor”, ter sido o mestre Chico Pereira - como era conhecido o educador benemérito - fundamental na formação educacional e humana dele.

O escritor se formou em direito, no ano de 1914, em São Paulo. Seis anos depois, em 1920, publicou o primeiro livro de poesias: “Alma Cabocla”, que se tornou “best-seller” na época, vendendo todos os 3.000 exemplares em apenas um mês.

Ao sucesso, seguiram-se outras obras, sempre do gênero romance histórico, como “A Marquesa de Santos”, “O Príncipe de Nassau” e “A Bandeira de Fernão Dias”, lançados entre 1925 e 1935.

Setúbal não se limitou à literatura: aventurou-se pela política, elegendo-se deputado estadual, cargo ocupado entre 1928 e 1930. No entanto, vítima de tuberculose, acabou renunciando ao mandato. Nesse mesmo período, trabalhou no jornal “O Estado de S. Paulo”, como colaborador.

Nos anos seguintes a 1935, Setúbal publicou novos livros, diversificados entre contos, crônicas e memórias. Na poesia, priorizou a estética parnasiana, tematizando a vida dos camponeses - chamados caboclos - do interior de São Paulo.

Passou a ser chamado, então, de “poeta regional”, entre os intelectuais, por conta da escolha dos temas. Eleito à Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedeu a João Ribeiro na cadeira de número 31, em cerimônia no dia 27 de julho de 1935, presidida pelo acadêmico Alcântara Machado.

O trabalho e a memória do poeta tatuiano estão preservados na “Semana Paulo Setúbal”. Realizado anualmente, o evento teve origem com mobilização municipal, iniciada pelo jornal O Progresso em 1943.

A semana reúne concertos, saraus, o Concurso Paulo Setúbal e o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias - o primeiro, voltado a alunos de escolas locais e o segundo, de âmbito nacional.

O escritor, que viveu até 4 de maio de 1937, casou-se com Francisca de Sousa Aranha, filha de Olavo Egídio de Sousa Aranha e Vicentina de Queiroz Aranha. O casal teve três filhos: Maria Vicentina, Teresinha e Olavo Egídio Setúbal.

História

Mais Notícias

15 fevereiro, 2020
Banda do Bonde promove ‘plantões’ para venda das últimas camisetas

Unidades dos abadás podem ser adquiridas na portaria do XI de Agosto

15 fevereiro, 2020
Tatuí é palco de três eventos carnavalescos neste sábado

Cidade conta com atividades pela manhã, à tarde e à noite

15 fevereiro, 2020
Neta de Paulo Vagalume é musa no Anhembi

Revista Raça Brasil convida tatuiana para camarote no Sambódromo paulistano

12 fevereiro, 2020
BuZum! estaciona na Praça da Matriz com espetáculo ‘Caipira’

A CCR SPVias, empresa fiscalizada pela Artesp (Agência de Transportes do estado de São Paulo), realizará atividades culturais e de segurança viária na Praça da Matriz, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15.

12 fevereiro, 2020
‘Americana’ tem pré-Carnaval pelo terceiro ano consecutivo em Tatuí

Evento faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”

08 fevereiro, 2020
Secretário antecipa possíveis excursões da capital a Tatuí

Sinisgalli também informou sobre reparos na Praça da Santa

08 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ recebe bateria do Clube de Campo neste sábado na Matriz

Evento integra programação do Carnaval ‘Tatuí Folia – Samba e Alegria’

08 fevereiro, 2020
Últimos dias de inscrição para aulas de teatro no CEU de Tatuí

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento da prefeitura, está realizando os últimos dias de inscrições para aulas gratuitas de teatro ministradas pelo professor Cláudio Teles.

08 fevereiro, 2020
Museu ‘PS’ promove projeto educativo voltado a Carnaval

Programação conta com exposição e oficina de máscaras

08 fevereiro, 2020
Músico do município é aprovado na Orquestra Sinfônica capixaba

Flautista Lucas Rodrigues fará primeiras apresentações nesta semana

05 fevereiro, 2020
Peça ‘Nós(otros)’ é selecionada para Mostra de Teatro Estudantil do Tusp

Espetáculo foi escrita e produzida por alunos do curso de teatro do CDMCC

05 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ de Carnaval reúne população na Praça da Matriz

Evento tem outras 2 edições na programação do ‘Tatuí Folia’