Evento musical do Conservatório de Tatuí vai ter 16 concertos gratuitos


  • Da redação

O Conservatório de Tatuí promove, dentre estes dias 8 e 15, a 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2019, com apresentação dos grupos pedagógicos musicais mantidos pela instituição. Todos os concertos são abertos ao público e têm entrada gratuita.

A prática de conjunto é uma das disciplinas que integram a grade curricular dos cursos de música e canto e considerada essencial para a formação profissional dos estudantes, pois prepara o aluno para atuar em grupos com as mais variadas formações.

Alunos do nível básico (1º e 2º anos do curso) participam dos grupos pedagógicos infantis e infantojuvenis. Quando chegam ao nível intermediário (3º ao 5º ano), passam pelos grupos pedagógicos juvenis e jovens.

Desta forma, ao chegar ao nível avançado (6º e 7º anos), o aluno estará apto a tocar nos grupos semiprofissionais, os grupos artísticos do Conservatório.

Para atender a toda variedade de instrumentos e cursos oferecidos pela instituição, a escola mantém 18 grupos pedagógicos musicais, sendo que cada um deles apresenta composição diferente.

Há grupos formados apenas com instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos). Outros priorizam os estudantes do naipe de sopros-metais (trompete, trombone, tuba, eufônio e similares).

Há grupos exclusivos para alunos de percussão sinfônica, de canto coral, de performance histórica, entre outros. E há, também, os grupos que reúnem instrumentos de vários naipes, que são as bandas e orquestras sinfônicas.

A 4ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 tem 16 concertos e começa neste domingo, 8, às 11h, no teatro “Procópio Ferreira”, com a Orquestra de Cordas Infantojuvenil, orientada pelo professor Adriano Contó.

Outros três grupos se apresentam na segunda-feira, 9. O Grupo de Choro Jovem toca às 15h, no auditório da Unidade 2, sob orientação do professor Altino Toledo. O Grupo Jovem de Saxofones apresenta-se às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, sob orientação do professor Marcos Pedroso. E às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, tem concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem, orientada pelo professor Gustavo Assumpção.

Na terça-feira, 10, a programação começa às 10h, com Ensemble de Performance Histórica e supervisão do professor João Guilherme Figueiredo. O Coro Infantil se apresenta às 18h, na Unidade 2, com a professora Miriam Cândido. E a Big Band Jovem sobe ao palco do teatro “Procópio Ferreira”, às 20h, sob a batuta do professor Hudson Nogueira.

Na quarta-feira, 11, tem Coro Jovem às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, orientado por Ester Freire. Às 20h, no teatro, apresentam-se os alunos da Banda Sinfônica Jovem, sob supervisão do professor José Antonio Pereira.

Na quinta-feira, 12, o primeiro concerto será às 15h, na Unidade 2, com a Camerata Jovem de Violões, orientada pela professora Márcia Braga, que terá participação da Camerata de Violões (grupo artístico). Às 19h, será a vez do Conjunto de Metais, com o professor Edmilson Baia. E às 20h, no teatro, apresentam-se os alunos do Jazz Combo Jovem, orientados pelo professor Diego Garbin.

Na sexta-feira, 13, apresentam-se a Orquestra Jovem de Violoncelos, com o professor Tulio Padilha, às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, e o Grupo de Percussão Jovem, com o professor Agnaldo Silva, às 20h, no teatro.

No sábado, 14, será a vez da Orquestra de Cordas Infantil, com a professora Ana Lúcia Leite, que se apresenta no teatro, às 20hs. A mostra termina no próximo domingo, 15, com concerto da Banda Sinfônica Infantojuvenil, no teatro, às 11h, sob orientação de Marco Almeida Júnior.

Música de câmara

Simultaneamente à prática de conjunto, o Conservatório realiza, entre 9 e 13 de dezembro, a 4ª Semana de Música de Câmara 2019. A música de câmara é outra disciplina dos cursos de música e canto, que prepara o aluno para tocar em grupos menores (duos, trios, até octetos) e em espaços fechados (como as câmaras dos palácios antigos).

Esses grupos têm repertório e técnicas específicos. Cerca de 120 grupos participam do evento, com audições diárias ao longo da semana, sempre no Salão “Villa-Lobos”, com apresentações às 10h e 14h. A entrada também é gratuita.

O Salão “Villa-Lobos” fica na rua São Bento, 415, centro – mesmo endereço do teatro “Procópio Ferreira”. Já a Unidade 2 se encontra na mesma rua, porém, no número 808, onde antes funcionava o antigo fórum.

Cultura

Mais Notícias

junho 27, 2020
‘Música na Praça’ tem live neste sábado com Music Center Cortez
em Cultura

O Projeto Música na Praça, ação cultural da prefeitura, promove neste último sábado do mês, 27, às 11h, uma live com o Quinteto da Escola Music Center Cortez.

junho 27, 2020
Atividades virtuais de cultura local alcançam mais de 80 mil pessoas
em Cultura

Ação surgiu durante a quarentena e deve continuar nos próximos meses

junho 24, 2020
MHPS registra recorde de inscrições ao Prêmio Literário ‘Paulo Setúbal’
em Cultura

Número de participações no certame é três vezes maior que o esperado

junho 20, 2020
“Segundas Intenções Online” realiza bate-papo com Jarid Arraes
em Cultura

A prefeitura está com as atividades presencias suspensas, porém, informa as atividades do programa “Segundas Intenções Online”, da Biblioteca de São Paulo (BSP). Uma destas atividades online acontecerá na segunda-feira, 22, das 19h às 20h.

junho 20, 2020
Professores tatuianos participarão do ‘Forró Para o Mundo Festival’
em Cultura

Evento com tema de festa junina será transmitido ao vivo pela internet

junho 20, 2020
Dr. Juliano Teles reúne mais de 736 mil seguidores no YouTube
em Cultura

Vídeos sobre saúde e qualidade de vida agora são bissemanais

junho 13, 2020
Escritor André Kaires lança 1º livro; obra reúne poemas e prosa poética
em Cultura

“Manifesto de Corações Partidos” será publicado pela editora Urutau

junho 13, 2020
Projeto virtual do MHPS segue com especial junino até dia 20
em Cultura

Ação “#TatuíDaFestaDoBemfica” é promovida pelo Youtube

junho 13, 2020
Prefeitura e ‘Poiesis’ oferecem oficina de dança ‘In The House’
em Cultura

A prefeitura, seguindo orientações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, promovem, entre os dias 16 e 19, a oficina de danças urbanas “In The House”.

junho 13, 2020
Secretaria recebe três logomarcas para placas de sinalização turística
em Cultura

Publicitário doou imagens que fazem alusão a títulos do município

junho 10, 2020
Cultura oferece nova oficina virtual para contação de histórias
em Cultura

Até a próxima sexta-feira, 12, a prefeitura, em parceria com a Poiesis Gestão Cultural, seguindo orientações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, realiza a “Oficina Básica de Contação de Histórias”.

junho 06, 2020
Parlamentares aprovam lei que institui o Dia Municipal do Turismo
em Cultura

Área é vital para a retomada econômica; 27 de setembro é data escolhida