‘Cenografia do Conservatório’ segue exposta no MHPS até próximo mês


  • Da redação

A exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí” permanece disponível à visitação no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). A mostra tem curadoria do artista plástico e cenógrafo Jaime Pinheiro e é promovida pelo equipamento cultural da prefeitura, em parceria com o Conservatório e a Abaçaí Cultura e Arte.

O objetivo da exposição é apresentar a importância da utilização dos recursos cênicos. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A exposição apresenta inúmeras obras produzidas pelo artista ao longo dos últimos 40 anos, como elementos cenográficos e adereços que fizeram parte de produções artísticas e espetáculos.

Além disso, estão expostas obras produzidas em trabalhos de pesquisa particulares do artista plástico – que está à frente do curso de cenografia e em diversas produções pedagógicas e artísticas realizadas pelo Conservatório.

Pinheiro ressalta que a exposição é uma oportunidade de o público em geral conhecer como é executado o material de cena e os processos que envolvem a produção cenográfica, desde a criação até os recursos necessários para cada espetáculo.

Os elementos cênicos criados por Pinheiro têm como característica a utilização de materiais reciclados (objetos e móveis que seriam jogados no lixo) e produtos de baixo custo, como o TNT e papelão.

O museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. Mais informações são obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969. Quem preferir, pode solicitar outros dados pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

O cenógrafo

Jaime Pinheiro é graduado em educação artística, com habilitação em artes plásticas e especialização em design. Trabalhou como professor de cenografia e teatro de animação na Universidade de Sorocaba de 2008 a 2010 e 2012.

É cenógrafo no Conservatório de Tatuí desde a década de 90, responsável por projetar e executar cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Na mesma instituição, mantém curso de cenografia e adereços.

Pinheiro também foi professor de desenho, técnicas de materiais expressivos, fundamentos da expressão artística, desenho de observação e cenografia na Associação de Ensino Tatuiense, de 1996 a 2010.

Além disso, o cenógrafo participou de diversos projetos para teatro, shows musicais, espetáculos de dança, teatro de animação e vários outros eventos para diversos grupos artísticos, como o Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, TV Cultura, Encantoria, Baleteatro Mônica Minelli, Fred Astaire e Pindorama, entre outros.

Também fez direção, cenografia e bonecos dos espetáculos “Pedro e o Lobo” e “Cruzada de Crianças”, assim como bonecos, cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela, em espetáculos nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2012.

Ainda trabalhou nas óperas “Dido e Enéias”, de Henry Purcell (2009), “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011), e “A Peste e o Intrigante”, de Mário Ficarelli (1985).

Pinheiro atua e desenvolve pesquisas na área de teatro de animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal.

Tem trabalho autônomo como ilustrador e em artes gráficas, além de projetos especiais na área de design, como troféus, móveis, ambientes e arquitetura, como o saguão do Conservatório, entre outros.

Realizou as instalações cenográficas do Museu Histórico de Tatuí e foi coordenador do Festival Estadual de Cururu, do Conservatório.

Cultura

Mais Notícias

15 fevereiro, 2020
Banda do Bonde promove ‘plantões’ para venda das últimas camisetas

Unidades dos abadás podem ser adquiridas na portaria do XI de Agosto

15 fevereiro, 2020
Tatuí é palco de três eventos carnavalescos neste sábado

Cidade conta com atividades pela manhã, à tarde e à noite

15 fevereiro, 2020
Neta de Paulo Vagalume é musa no Anhembi

Revista Raça Brasil convida tatuiana para camarote no Sambódromo paulistano

12 fevereiro, 2020
BuZum! estaciona na Praça da Matriz com espetáculo ‘Caipira’

A CCR SPVias, empresa fiscalizada pela Artesp (Agência de Transportes do estado de São Paulo), realizará atividades culturais e de segurança viária na Praça da Matriz, na sexta-feira, 14, e no sábado, 15.

12 fevereiro, 2020
‘Americana’ tem pré-Carnaval pelo terceiro ano consecutivo em Tatuí

Evento faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”

08 fevereiro, 2020
Últimos dias de inscrição para aulas de teatro no CEU de Tatuí

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), equipamento da prefeitura, está realizando os últimos dias de inscrições para aulas gratuitas de teatro ministradas pelo professor Cláudio Teles.

08 fevereiro, 2020
Secretário antecipa possíveis excursões da capital a Tatuí

Sinisgalli também informou sobre reparos na Praça da Santa

08 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ recebe bateria do Clube de Campo neste sábado na Matriz

Evento integra programação do Carnaval ‘Tatuí Folia – Samba e Alegria’

08 fevereiro, 2020
Museu ‘PS’ promove projeto educativo voltado a Carnaval

Programação conta com exposição e oficina de máscaras

08 fevereiro, 2020
Músico do município é aprovado na Orquestra Sinfônica capixaba

Flautista Lucas Rodrigues fará primeiras apresentações nesta semana

05 fevereiro, 2020
Peça ‘Nós(otros)’ é selecionada para Mostra de Teatro Estudantil do Tusp

Espetáculo foi escrita e produzida por alunos do curso de teatro do CDMCC

05 fevereiro, 2020
‘Esquenta’ de Carnaval reúne população na Praça da Matriz

Evento tem outras 2 edições na programação do ‘Tatuí Folia’