‘Cenografia do Conservatório’ segue exposta no MHPS até próximo mês


  • Da redação

A exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí” permanece disponível à visitação no MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”). A mostra tem curadoria do artista plástico e cenógrafo Jaime Pinheiro e é promovida pelo equipamento cultural da prefeitura, em parceria com o Conservatório e a Abaçaí Cultura e Arte.

O objetivo da exposição é apresentar a importância da utilização dos recursos cênicos. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A exposição apresenta inúmeras obras produzidas pelo artista ao longo dos últimos 40 anos, como elementos cenográficos e adereços que fizeram parte de produções artísticas e espetáculos.

Além disso, estão expostas obras produzidas em trabalhos de pesquisa particulares do artista plástico – que está à frente do curso de cenografia e em diversas produções pedagógicas e artísticas realizadas pelo Conservatório.

Pinheiro ressalta que a exposição é uma oportunidade de o público em geral conhecer como é executado o material de cena e os processos que envolvem a produção cenográfica, desde a criação até os recursos necessários para cada espetáculo.

Os elementos cênicos criados por Pinheiro têm como característica a utilização de materiais reciclados (objetos e móveis que seriam jogados no lixo) e produtos de baixo custo, como o TNT e papelão.

O museu está situado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. Mais informações são obtidas no Setor de Agendamento, pelo telefone (15) 3251-4969. Quem preferir, pode solicitar outros dados pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

O cenógrafo

Jaime Pinheiro é graduado em educação artística, com habilitação em artes plásticas e especialização em design. Trabalhou como professor de cenografia e teatro de animação na Universidade de Sorocaba de 2008 a 2010 e 2012.

É cenógrafo no Conservatório de Tatuí desde a década de 90, responsável por projetar e executar cenários para concertos, shows, festivais e teatro. Na mesma instituição, mantém curso de cenografia e adereços.

Pinheiro também foi professor de desenho, técnicas de materiais expressivos, fundamentos da expressão artística, desenho de observação e cenografia na Associação de Ensino Tatuiense, de 1996 a 2010.

Além disso, o cenógrafo participou de diversos projetos para teatro, shows musicais, espetáculos de dança, teatro de animação e vários outros eventos para diversos grupos artísticos, como o Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, TV Cultura, Encantoria, Baleteatro Mônica Minelli, Fred Astaire e Pindorama, entre outros.

Também fez direção, cenografia e bonecos dos espetáculos “Pedro e o Lobo” e “Cruzada de Crianças”, assim como bonecos, cenografia, figurinos e adereços para Ingrid Koudela, em espetáculos nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2012.

Ainda trabalhou nas óperas “Dido e Enéias”, de Henry Purcell (2009), “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (2011), e “A Peste e o Intrigante”, de Mário Ficarelli (1985).

Pinheiro atua e desenvolve pesquisas na área de teatro de animação, com trabalhos apresentados em São Paulo, Santa Catarina e Portugal.

Tem trabalho autônomo como ilustrador e em artes gráficas, além de projetos especiais na área de design, como troféus, móveis, ambientes e arquitetura, como o saguão do Conservatório, entre outros.

Realizou as instalações cenográficas do Museu Histórico de Tatuí e foi coordenador do Festival Estadual de Cururu, do Conservatório.

Cultura

Mais Notícias

setembro 19, 2020
Vídeo apresentado por Marcelo Tas tem Tatuí como personagem central
em Cultura

Com apoio do Grupo CCR, conteúdo é veiculado em plataformas digitais

setembro 19, 2020
Dançarinos tatuianos participam de 1º disputa mundial de forró online
em Cultura

‘Troféu Forró Para o Mundo’ será transmitido na net; público poderá votar

setembro 12, 2020
Histórico piano alemão é o primeiro item doado ao MIS
em Cultura

Instrumento de mais de cem anos já pertenceu ao maestro Antônio Carlos Neves Campos

setembro 09, 2020
Prefeitura cancela 8ª edição da Feira do Doce e anuncia sete dias em 2021
em Cultura

Principal evento local ocorrerá em finais de semana de julho no próximo ano

setembro 09, 2020
Candidata tatuiana solicita apoio da população ao ‘Miss Brasil Plus Size’
em Cultura

Grasiane Santos depende de ‘curtidas’ nas redes sociais para se classificar

agosto 22, 2020
Conservatório fará ‘intensivão’ com aula sobre viola caipira
em Cultura

O Conservatório de Tatuí participa, na próxima terça-feira, 25, do “Intensivão #Cultura Em Casa”.

agosto 22, 2020
Pela internet, MHPS realiza últimos dias da 78ª Semana Paulo Setúbal
em Cultura

Prefeitura preparou cronograma de quase um mês de atrações online

agosto 22, 2020
Antigomobilismo e ‘Lar’ agradecem doadores de live do Tatuí Classic Car
em Cultura

Instituição social permanece recebendo contribuições ao longo do ano

agosto 22, 2020
Tatuiana se prepara a disputa do ‘Miss Brasil Plus Size 2020’
em Cultura

Grasiane Santos participa de concurso nacional pela internet

agosto 19, 2020
‘Live’ em celebração ao aniversário de Tatuí atinge 230 mil visualizações
em Cultura

Show de Rick e Renner no CDMCC foi transmitido no YouTube e Facebook

agosto 15, 2020
MHPS produz medalhas em festejo ao centenário de edifício histórico
em Cultura

Cem unidades serão entregues a autoridades e personalidades tatuianas

agosto 15, 2020
Aprovado tombamento de edifício do MHPS e da capela da Santa Casa
em Cultura

Condephat deseja reconhecimento de valores culturais e históricos