Capital da Música


Há mais de meio século, Tatuí já era reconhecida como a Capital da Música, em particular, graças ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, que veio a consolidar a maior vocação cultural tatuiana, notabilizando-a mundialmente. Fundada em 11 de agosto de 1954, a instituição elevou a cidade à notoriedade no ensino da música clássica. Já em 30 de janeiro de 2007, a relevância musical tatuiana era tamanha que a cidade acabou recebendo, oficialmente, pela lei estadual 12.544, o título de “Capital da Música do Estado de São Paulo”.

A tradição sonora local, contudo, foi se formando durante as primeiras décadas do século 20, quando a indústria da tecelagem impôs grandes transformações na cidade. O aumento da produção agrícola – com a cultura do algodão, trazida por Martinho Guedes – gerou o desenvolvimento industrial.

Entre os novos habitantes, atraídos para trabalhar na crescente indústria, havia muitos estrangeiros, especialmente na montagem das unidades fabris e na manutenção dos maquinários.

Originários de diversas partes do estado e do exterior, eles incrementaram a vida social, tornando a música parte determinante no convívio dos tatuianos.

O movimento também acabou revelando talentos reconhecidos até a atualidade, como o violinista Otávio “Bimbo” de Azevedo, o violoncelista João Del Fiol e tantos outros. O primeiro e o segundo – professor e aluno – tocavam em orquestras de cinema mudo, como o Cine São Martinho.

A efervescência musical também fez surgir as chamadas “jazz bands”, que se multiplicaram na região na década de 1920, sempre apreciadas pelo estilo musical.

O som se espalhou por diversos ambientes, tanto que Del Fiol, por exemplo, chegou a apresentar-se em igrejas. Além de dar aulas de violino, atuou como afinador de piano. O professor trabalhou, ainda, como almoxarife da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes”.

Lembrado na cidade por meio de uma estátua inaugurada em agosto de 2013, na Praça da Matriz, Del Fiol exerceu papel fundamental na criação do Conservatório, fruto de uma soma de esforços, incluindo os do deputado Narciso Pieroni.

Em 1950, o parlamentar ficou entusiasmado com uma apresentação do conjunto de Del Fiol. O violoncelista fez, então, o político prometer a criação da primeira escola pública de música do estado de São Paulo, em Tatuí.

O esboço do projeto foi redigido na mesma noite, por um grupo de intelectuais que costumava confraternizar no bar do Hotel Del Fiol.

Eles tinham como meta a construção da escola, em Tatuí, nos mesmos moldes do Conservatório Dramático e Musical da cidade de São Paulo e da Escola Nacional de Música, do Rio de Janeiro.

Pieroni apresentou a proposta na Assembleia Legislativa em dezembro de 1950. Em abril de 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez a sancionou.

História

Mais Notícias

junho 27, 2020
‘Música na Praça’ tem live neste sábado com Music Center Cortez
em Cultura

O Projeto Música na Praça, ação cultural da prefeitura, promove neste último sábado do mês, 27, às 11h, uma live com o Quinteto da Escola Music Center Cortez.

junho 27, 2020
Atividades virtuais de cultura local alcançam mais de 80 mil pessoas
em Cultura

Ação surgiu durante a quarentena e deve continuar nos próximos meses

junho 24, 2020
MHPS registra recorde de inscrições ao Prêmio Literário ‘Paulo Setúbal’
em Cultura

Número de participações no certame é três vezes maior que o esperado

junho 20, 2020
“Segundas Intenções Online” realiza bate-papo com Jarid Arraes
em Cultura

A prefeitura está com as atividades presencias suspensas, porém, informa as atividades do programa “Segundas Intenções Online”, da Biblioteca de São Paulo (BSP). Uma destas atividades online acontecerá na segunda-feira, 22, das 19h às 20h.

junho 20, 2020
Professores tatuianos participarão do ‘Forró Para o Mundo Festival’
em Cultura

Evento com tema de festa junina será transmitido ao vivo pela internet

junho 20, 2020
Dr. Juliano Teles reúne mais de 736 mil seguidores no YouTube
em Cultura

Vídeos sobre saúde e qualidade de vida agora são bissemanais

junho 13, 2020
Escritor André Kaires lança 1º livro; obra reúne poemas e prosa poética
em Cultura

“Manifesto de Corações Partidos” será publicado pela editora Urutau

junho 13, 2020
Projeto virtual do MHPS segue com especial junino até dia 20
em Cultura

Ação “#TatuíDaFestaDoBemfica” é promovida pelo Youtube

junho 13, 2020
Prefeitura e ‘Poiesis’ oferecem oficina de dança ‘In The House’
em Cultura

A prefeitura, seguindo orientações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, promovem, entre os dias 16 e 19, a oficina de danças urbanas “In The House”.

junho 13, 2020
Secretaria recebe três logomarcas para placas de sinalização turística
em Cultura

Publicitário doou imagens que fazem alusão a títulos do município

junho 10, 2020
Cultura oferece nova oficina virtual para contação de histórias
em Cultura

Até a próxima sexta-feira, 12, a prefeitura, em parceria com a Poiesis Gestão Cultural, seguindo orientações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, realiza a “Oficina Básica de Contação de Histórias”.

junho 06, 2020
Parlamentares aprovam lei que institui o Dia Municipal do Turismo
em Cultura

Área é vital para a retomada econômica; 27 de setembro é data escolhida