‘Americana’ tem pré-Carnaval pelo terceiro ano consecutivo em Tatuí


  • Da redação

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realiza no sábado, 15, pelo terceiro ano consecutivo, o pré-Carnaval do distrito de Americana. O evento faz parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria” e começa às 14h.

De acordo com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal da pasta, a tradição do pré-Carnaval do bairro – considerado um dos maiores eventos da cidade – foi resgatada, em 2018, a pedido da Associação dos Amigos do Americana e da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

“No primeiro ano da gestão, fizemos um Carnaval alternativo, apenas com os blocos, e, no ano passado, decidimos voltar com o ‘esquenta’ lá do distrito. Eles queriam muito fazer uma festa como já existia lá, e nós trouxemos de volta este que é o maior pré-Carnaval da cidade”, comentou Sinisgalli.

O secretário conta que, com o retorno do evento no distrito, os moradores iniciaram, em parceria com a prefeitura, uma oficina de percussão e resgataram a bateria Unidos do Americana.

A programação tem início às 14h, na quadra de esportes do bairro, com o tradicional “Futebol das Bonecas”. Depois, das 15h às 19h, haverá desfile pelas ruas do distrito, com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Unidos da Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde, além de trio elétrico.

“O Futebol das Bonecas é feito pelos próprios moradores. Depois da partida, fazemos a concentração perto do posto de saúde e saímos pelas principais vias do bairro com trio elétrico e os blocos. Vamos fazer uma grande festa com a população”, acrescentou o secretário.

As atrações serão gratuitas, “visando uma grande interação do público”, conforme salienta a Secretaria Municipal. “O objetivo do evento é reunir as famílias, para que haja diversão e entretenimento de todos”, acrescentou Sinisgalli.

O secretário lembra que, no mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, prossegue o projeto “Esquenta de Carnaval”, com animação da Banda do Bonde. Já à noite, acontece o tradicional baile Vermelho e Preto, às 23h, na Associação Atlética XI de Agosto.

A programação do pré-Carnaval encerra-se no dia 20, quinta-feira, às 19h, no CEU das Artes, com a “zumba carnavalesca”. A festa, nomeada “Folia do CEU”, terá participação do Cordão dos Bichos, da ala show do Império do Samba e DJs convidados.

A partir de sábado, 22, a Praça da Matriz sediará os quatro dias oficiais de folia com encontros de blocos e matinês. A abertura será às 20h, com show de André Pupe e banda, seguindo com apresentação do Cordão dos Bichos, DJ e animadores.

No domingo, 23, às 16h, haverá matinê infantil, com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ. A partir das 20h, haverá encontro de blocos.

Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde são presenças confirmadas, além do tradicional Cordão dos Bichos.

A noite começa com concentração dos grupos em frente à escola “Eugênio Santos”. De lá, os blocos desfilam pela rua 11 de Agosto até chegarem à Praça da Matriz.

O terceiro dia de folia, segunda-feira, 24, será marcado pelo “Baile Carnavalesco”. A programação começa às 20h, com apresentação de DJ e show de André Pupe e Banda.

Na terça-feira, 25, a partir das 16h, haverá a segunda matinê infantil, também contando com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ. A programação da folia encerra-se com encontro de blocos, a partir das 20h.

Além de participar dos desfiles e da programação oficial com os encontros, os blocos tatuianos estão fazendo ensaios abertos e apresentações pela cidade, as quais seguem até o dia 25.

O Império do Samba se reúne de segunda-feira a sexta-feira, às 19h, na Concha Acústica, enquanto a bateria do Unidos do Americana ensaia aos sábados, das 14h às 17h, e domingos, das 14h às 16h, na quadra de esportes do distrito.

A Banda do Bonde se reúne em ensaios abertos às sextas-feiras, das 20h às 22h, e, aos sábados, das 19h às 22h, na Associação Atlética XI de Agosto.

O Carnaval da Cidade Ternura ainda conta com programações da iniciativa privada. No Maracangalha Gastronomia e Cultura, haverá apresentação da banda Cabunba, na sexta-feira, 14, às 21h; show da banda Kizumbamba, no sábado, 15, às 21h; e “Tributo a Mamonas Assassinas”, sexta-feira 21, às 21h.

A programação continua no sábado, 22, com Bateria do Lagartixa, às 15h, e show da Rivoltrio, às 21h; no domingo, 23, às 21h, música ao vivo com a banda “Arroeira”; na segunda-feira, 24, tem a banda Maracangalha, às 21h; e na terça-feira, 25, às 15h, a Bateria do Lagartixa.

No sábado, 22, haverá desfile do Bloco do Vagalume, com concentração na praça Paulo Setúbal, às 15h; Baile do Bonde, no clube XI de Agosto, às 22h; e Baile Azul e Branco, no Clube de Campos, a partir das 22h.

No domingo, 23, das 14h às 23h, os amantes do rock reúnem-se no bar Dama de Ferro, na rua do Cruzeiro, para a sétima edição do CarnaRock. Já das 16h às 20h, o bloco Rebanho das Ovelhas Coloridas reúne o público na praça Ayrton Senna, na vila Dr. Laurindo.

Cultura

Mais Notícias

agosto 01, 2020
Theresinha exibe 2ª etapa de ‘experiência’ durante a pandemia
em Cultura

Theresinha de Oliveira Pinto, escritora, artista plástica, pedagoga e professora aposentada, dá sequência à “experiência” que sugerira para “ocupar o tempo livre e a mente” durante o período de isolamento social.

agosto 01, 2020
Resultado do 18º Prêmio Literário Paulo Setúbal sairá em novembro
em Cultura

Júri terá 4 meses para analisar as obras devido ao recorde de inscrições

agosto 01, 2020
Semana Paulo Setúbal vai ser promovida em novo formato
em Cultura

Evento virtual fará parte do mês do aniversário do município

julho 25, 2020
Especial ‘A Seresta e a Cenografia’ pode ser visto no YouTube
em Cultura

Pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” disponibiliza o especial “A Seresta e A Cenografia”.

julho 25, 2020
Escritor tatuiano e editora buscam ‘benfeitores’ a lançamento de livro
em Cultura

Alternativa de ‘financiamento coletivo’ foi adotada, devido à pandemia

julho 25, 2020
Conservatório de Tatuí participa do Intensivão #CulturaEmCasa na terça
em Cultura

Aula pela internet e gratuita será ministrada pelo professor Marcus Held

julho 18, 2020
Estado abre programas de apoio a cultura; gestor incentiva inscrições
em Cultura

Governo anuncia investimento de R$ 177 milhões para retomada do setor

julho 17, 2020
Dirigentes da RMS discutem novos caminhos e conexões para a cultura
em Cultura

Projeto visa parceria entre cidades da Região Metropolitana de Sorocaba

julho 17, 2020
‘Música na Praça’ tem live com duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar
em Cultura

O Projeto Música na Praça, ação cultural da prefeitura, da Coop – Cooperativa de Consumo e da Padaria Onze, promove neste sábado, 18, às 11h, uma live com o Duo Mayara Rios e Reginaldo Cesar.

julho 17, 2020
MHPS apresenta sala ‘Tatuí Guerreira’ em vídeo pelo YouTube
em Cultura

Para relembrar a Revolução Constitucionalista de 1932 – celebrada no dia 9 de julho -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” está apresentando o acervo da sala “Tatuí Guerreira” em plataforma virtual.

julho 11, 2020
Canal do MHPS no Youtube tem novo espetáculo teatral
em Cultura

Falsa Modéstia apresenta ‘Chiquinha Rodrigues – ReVerso’